Sobre o Paraisópolis

bairro de Paraisópolis

Paraisópolis é um bairro da cidade de São Paulo, pertencente ao distrito de Vila Andrade, na zona sul paulistana. É derivado da favela de Paraísopolis, e tem uma população estimada entre 80 e 100 mil pessoas. Possui cerca de 20 mil domícilios.

Atualidade

Localizada em uma das regiões mais ricas da cidade paulistana, o bairro-favela limita-se com: os luxuosos condomínios Jardim Vitória Régia, Paço dos Reis e Portal do Morumbi, sendo esse o primeiro condomínio vertical da região; o distrito do Morumbi e a favela do Jardim Colombo.

O Bairro Paraisópolis apresenta alta densidade populacional, 1000 habitantes por hectare. Dessa população somente 25% mora em residências abastecidas de rede de esgoto, metade das ruas não é asfaltada e 60% utiliza meios irregulares para obtenção de energia elétrica.

De acordo com o poder público, estão a ser realizadas as seguintes ações em Paraisópolis, para que a mesma deixe o status de "favela" e passe a ser considerada "bairro": pavimentação; obras emergenciais; regularização fundiária; canalização de córregos; abertura de ruas e vielas; construção de rede de água e esgoto; construção de escadarias hidráulicas; construção da avenida perimetral; desocupação do leito dos córregos; remoção de moradias em área de risco; construção de calçadas e sarjetas; construção de espaços de lazer e de um parque linear e construção de 2.500 unidades habitacionais em convênio com a CDHU.

A partir destas obras de urbanização antiga, a favela começa a receber investimentos privados, como na abertura da primeira filial de uma loja das Casas Bahia em uma favela, ocorrida no dia 12 de novembro de 2008 com a presença do prefeito Gilberto Kassab. Paraisópolis recebeu no dia 13 de dezembro de 2008 a escola CEU Paraisópolis, que apresenta mais de 10 mil m² de área construída, num terreno de 25.400 m², com a capacidade para atender 2.800 alunos, eliminando o terceiro turno em três escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Apesar dos investimentos em educação as piores escolas da cidade situam-se no bairro, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica divulgados em 2010. Essa realidade contrasta com os colégios particulares presentes ao redor do bairro, exemplo da: Graded School, escola estadunidense e do Colégio Visconde de Porto Seguro, já considerado o melhor da cidade.

Em março de 2008 delegações internacionais de Lagos (Nigéria), Ekurhuleni (África do Sul), Cairo (Egito), Manila (Filipinas), Bombaim (Índia), Rio de Janeiro (Brasil), La Paz (Bolívia), Chile, Île-de-France (França) e Gana, visitaram diversas favelas de São Paulo. Paraisópolis foi um dos destaques, devido a sua infraestrutura, sendo muito elogiada pelos urbanistas estrangeiros, os quais chegaram à conclusão de que a favela é incomparável a qualquer outra no mundo. Nos anos seguintes ganha maior repercussão internacional e recebe delegações de diversas localidades como: França, Anistia Internacional, pesquisadores das escolas de Arquitetura das universidades americanas Columbia e Harvard e até visitas de personalidades internacionais como o rapper Ja Rule e de Stefania Fernández, ganhadora do Miss Universo 2009.

Além de apresentar uma extensão do Corredor Parelheiros-Rio Bonito-Santo Amaro, o maior corredor de ônibus da cidade e sete linhas de micro-ônibus fazerem ponto final em suas ruas, está em projeto a chegada do Metrô de São Paulo, que passaria por dois pontos do bairro, com intuito de aliviar o "caos" no transporte público presente na região. Através da Linha 17 (ouro) Paraisópolis ligaria-se com os distritos de: Santo Amaro, Itaim Bibi, Campo Belo e Jabaquara.

Paraisópolis fica bem próxima também do bairro do Morumbi e principalmente do O Morumbi.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Paraisópolis na cidade de São Paulo.


Fonte: Wikipédia

Blog do Guia do Bairro Paraisópolis

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba este blog por email
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Sul

Vila Sônia, Real Parque, Morumbi, Pirajuçara

Dados Principais sobre o Paraisópolis

População 100.000 hab. (2000)
Renda média -
IDH -
Subprefeitura Campo Limpo
Região Administrativa Sul
Área Geográfica -

Vídeo sobre o bairro de Paraisópolis
Veja mais vídeos sobre o Bairro do Paraisópolis

Mapa Paraisópolis - Ver outros: Mapa São Paulo

 

Moradores ilustres de Paraisópolis

 

   

  Sobre o EncontraParaisópolis
Fale com EncontraParaisópolis
Anuncie no EncontraParaisópolis
Cadastre sua Empresa no EncontraParaisópolis (grátis)



Termos EncontraParaisópolis | Privacidade EncontraParaisópolis


Bandeira da cidade de São Paulo